A Dani Noce do I Could Kill For Dessert tem uma receita maravilhosa de Bolo Prestígio e eu resolvi testar aqui em casa para o aniversário do boy. Para quem não conhece, a Dani estudou confeitaria em Paris e criou o I Could Kill For Dessert (e o canal no youtube) para compartilhar algumas receitas com o mundo. O site da Dani é recheado de delícias, vale muito a pena a visita.
O bolo é simples de fazer e resolvi me aventurar, o resultado foi muito legal e todo mundo curtiu, especialmente o boy. 🙂
Eu não sou um ás na cozinha e, se eu consegui, qualquer um consegue.
INGREDIENTES
Para o bolo:
- 8 ovos
- 300 ml de leite
- 255 ml de óleo
- 2 colheres de chá de extrato de baunilha
- 2 e 1/4 xícaras de açúcar mascavo
- 2 e 3/4 xícaras de farinha de trigo
- 1/2 xícara de cacau em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 2 colheres de chá de fermento em pó
Para o recheio:
- 50g de côco ralado
- 1 lata de leite condensado
- 200 ml de leite de côco
Para a ganache:
- 3oog de chocolate meio amargo (usei com 60% cacau)
- 100g de creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa de glucose (ou mel)
- 20g de manteiga sem sal gelada
COMO FAZER
Primeiro passo é ligar o forno na temperatura de 180°C e deixar pré-aquecendo. Para essa receita são usadas duas formas redondas de fundo falso e de tamanho 21 cm (mas eu usei de 23 cm, só ficou mais baixinho). A dica é untar com manteiga e cacau, já que o bolo é escuro.
Na batedeira (ou na mão mesmo, com um fouet) misture os ovos, o leite, o óleo e a baunilha. Adicione o açúcar mascavo e bata mais um pouco. Em seguida, misture a farinha o cacau e o sal, a dica é peneirar todos esses ingredientes secos a medida que for adicionando. Por fim, adicionar o bicarbonato e o fermento. Depois do fermento não precisa mais bater tanto assim a massa, é só mexer para misturar mesmo. Divida a massa nas duas formas e leve ao forno por mais ou menos 30 minutos ou até colocar o palitinho no meio do bolo e ele sair limpo (fique de olho porque cada forno assa em um tempo diferente).
Para o recheio, é só misturar todos os ingredientes e reservar.
Para fazer a ganache, ferva o creme de leite com a glucose (eu usei o mel mesmo). Pique o chocolate meio amargo e coloque no processador. Despeje o creme de leite quentinho por cima do chocolate e aguarde 3 minutinhos para processar. Acrescente a manteiga e processe mais um pouquinho até a ganache ficar bem brilhosa.
PARA MONTAR
Cortar os bolos no meio pode ser um desafio, mas no vídeo da Dani tem um truque que dá certo: Mantenha a faca fixa e vá girando o bolo, o corte dá certo. Se o bolo ficou muito alto no meio vale cortar também para ficar tudo retinho. Para montar é simples: Uma camada de bolo, recheio, mais uma camada de bolo, mais recheio, outra camada de bolo, a terceira camada de recheio e, por fim, a última camada de bolo (com a parte do fundo virada para cima, para ficar bem liso). Cuidado para não colocar o recheio muito na borda, senão vai escapar quando for “espremido” entre as camadas do bolo.
Cubra o bolo com uma parte da ganache e leve ao freezer por 10 minutos. Depois cubra com o restante da ganache e decore a seu gosto, decorei com chocolate granulado.
E aí, animou para fazer no final de semana? Faz e depois conta como ficou. 🙂
Pernambucana de nascimento e alagoana de coração, Paula é formada em engenharia mecatrônica pela Universidade de Pernambuco e sempre foi apaixonada por fotografia e comunicação, até que tanto flerte virou um relacionamento sério. Adora moda, viagens e acredita que podemos usar arte, cultura e moda a favor do nosso estilo.