Para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Equipe da Revista DUE, em parceria com a empresa especializada Lets Dive, fez um batismo de mergulho, a fim de mostrar responsabilidade ambiental. O conhecimento ao vivo do que o meio ambiente pode oferecer e proporcionar pode ser sentido com a máxima satisfação.
Como a maioria da equipe era iniciante, os instrutores passaram algumas recomendações antes de entrar na água. Após a ambientação dentro d’água, o mergulho começou de 3 em 3 pessoas, cada um ao lado de um instrutor, para segurança do grupo.
A fauna e flora são não deixaram a desejar, e mostraram o seu melhor em um dia ensolarado. Vários peixes e corais deram um show no quesito beleza natural.
Como foi um dia especial, a Lets Dive propôs uma dinâmica dentro do mar, que foi recolher todo o lixo que os mergulhadores pudessem debaixo dágua. Ao final da aventura, saímos com uma certeza que o ambiente marítimo e terrestre devem ser conservados e respeitados, como um presente para as gerações futuras, afinal a preservação de hoje depende de cada um de nós.
A experiência foi incrível e pode ser vivenciada pelos diferentes especialistas que a Revista DUE tem a disposição. A novidade foi a presença de um seguidor do perfil da @RevistaDUE, @Romualdo711, que ganhou a promoção pelo Twitter e participou de toda programação especial.
A lição que fica é que o meio ambiente exige cuidados para que as gerações futuras possam ter uma boa qualidade de vida.
Conheça a História da Data
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar de assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, de tal modo que a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da Secretaria Especial do Meio Ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte, o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.