O Sebrae Alagoas e o Instituto Terra Viva (ITV) lançam, na próxima terça-feira (6), a partir das 9h30, o convênio Ser-Tão Mulher Juventude, iniciativa que tem a finalidade de viabilizar agregação de valor aos produtos da agricultura familiar em municípios localizados no Sertão de Alagoas. O evento, que será realizado virtualmente, tem como público-alvo produtores rurais, cooperativas e empreendimentos rurais e urbanos.
O evento de lançamento do convênio contará com a participação do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, e do diretor do Instituto Terra Viva, Ricardo Ramalho. A iniciativa, que integra o projeto AgroNordeste – Alagoas e terá duração mínima de 36 meses, beneficiará pelo menos 200 mulheres que desenvolvem atividades na área do agronegócio em quatro municípios da região do Sertão.
Com a realização do convênio, as instituições envolvidas buscam promover a transferência tecnológica e a organização de atividades agrícolas através do fomento à produção local, agregação de valor aos produtores e a geração de renda das famílias ribeirinhas do Canal do Sertão, além de estimular o empreendedorismo feminino no campo.
O convênio prevê a realização de diversas atividades, como cursos, oficinas, missões técnicas, caravanas, palestras, feiras e unidades de produção familiar, nas áreas de produção orgânica de frutíferas, olerícolas, sementes e grãos. As ações irão acontecer nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca e Inhapi.
“Esta iniciativa impacta e valoriza o empreendedorismo rural feminino para uma inserção produtiva com foco em inovação, proporcionando melhoria no desenvolvimento sustentável para estas produtoras”, avalia a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Pollyana Bellotti. “O convênio será de suma importância para a agricultura familiar de base agroecológica e terá ações e resultados relevantes para o Sebrae, buscando mormente a produção local, agregando valor aos produtos e gerando renda para as famílias sertanejas”, completa.
Números da agricultura familiar
Uma pesquisa feita pela Coordenação de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), aponta que a área de produção orgânica no Brasil pode ultrapassar os 750 mil hectares registrados, em 2016, e que o crescimento será impulsionado, principalmente, pela agricultura familiar.
Atualmente, o Nordeste ocupa terceira posição entre as regiões que mais produzem alimentos orgânicos no país, com um total de 118,4 mil hectares. Neste contexto de crescimento, o Canal do Sertão também apresenta potencial para contribuir com a expansão da agricultura familiar e, por isso, o Sebrae Alagoas e o Instituto Terra Viva estão unindo esforços para viabilizar serviços de assessoramento técnico e social com o intuito de contribuir com o desenvolvimento das atividades agrícolas da região de forma sustentável.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.