Com a retomada dos eventos, sobretudo das mini-recepções no ambiente doméstico, é importante atentarmos ao nosso comportamento na condição de convidados. Nesse quesito, pequenas atitudes podem realçar ou denegrir a nossa imagem. Por isso, é tão importante observamos nossas posturas, gestos e palavras, perante uma situação social.
Assim, com o intuito de nos tornarmos aquele convidado que é sempre “convidado” e que todos gostam de estar na presença, elencamos uma série de dicas práticas para nos tornarmos esse convidado encantador:
- Leve um mimo para a anfitriã, em retribuição ao convite recebido. Sugestões: um aromatizador de ambientes; um sabonete líquido; um doce especial; uma toalhinha para lavabo ou flores. Capriche na embalagem e em um cartão com uma mensagem carinhosa e, preferencialmente, escrita à mão.
- Lembre-se sempre: convidado não convida. Você foi convidado, mas não insista para levar outra pessoa. Certamente, a anfitriã tem uma programação para receber um número determinado de pessoas, qualquer alteração prejudica o evento.
- Vista-se de acordo com a ocasião, nem para mais, nem para menos. Isso é uma forma de respeitar o outro.
- Por mais intimidade e liberdade que tenha com a anfitriã, jamais invada espaços reservados da casa ou tenha atitudes invasivas.
- Observe sempre a condução dos trabalhos e a postura da anfitriã e acompanhe o ritmo dela.
- Não atrapalhe a mesa posta preparada retirando taças ou talheres antes da refeição ser servida. Ao chegar, aguarde o sinal da anfitriã, pois certamente ela preparou uma estação de bebidas, em que todos os utensílios necessários estarão disponíveis naquele local. Portanto, os itens da mesa são para serem utilizados à mesa.
- Cuidado com as selfies, a fim de não incluir alguém que não deveria e que não manifestou interesse em estar no seu registro fotográfico.
- Evite o uso excessivo do celular. Dê atenção aos presentes.
- Esteja atento à sua comunicação: jamais aborde assuntos polêmicos e, caso estes sejam levados à pauta, emita uma opinião neutra ou mantenha-se em silêncio.
- Evite falar dos seus feitos e conquistas. Falar muito de si pode fazer com que os outros identifiquem em você uma postura de afetação.
- No dia seguinte à recepção, ligue agradecendo o convite e ressalte os momentos prazerosos que compartilharam juntos na recepção.
Por fim, querido convidado, ressaltamos que a educação deve orientar todos os seus atos, assim “mesmo se tudo lhe for desagradável, […], se o café estiver frio e fraco e a cerveja muito quente, se tudo – enfim – lhe parecer errado ou ruim, lembre-se de uma coisa: […] se há regras para o anfitrião, há também normas para a visita. E que até mesmo quando não se gosta, se pode dizer isso educada e generosamente.” (Roberto daMatta).
Obrigada pela sua companhia nesta leitura e espero encontrá-la na nossa próxima matéria. Quer saber mais sobre etiqueta, receber bem e mesa posta, acesse @etiquetainteligente.
Um afetuoso abraço,
Uma eterna estudante, apaixonada pelas linhas: as escritas e as bordadas. Compartilha sua paixão pela etiqueta como uma forma de espalhar pequenas gentilezas e delicadezas pelo seu caminho.
Tem como propósito disseminar a etiqueta como uma ferramenta inclusiva capaz de potencializar as conexões humanas.