Se você ainda não havia ouvido falar, ou não tinha visto sendo usado antes, fique esperta que essa tendência está bombando. Apesar de parecer o contrário, móveis como estantes, armários e até uma escada podem ter um ar mais leve se feitos em serralheria – uma alternativa aos móveis de madeira da marcenaria.
Móveis utilizando serralheria faz parte do estilo industrial, que já se encontra muito bem consolidado nas casas mais modernas. Começou no século XX, quando as famílias tiveram que habitar estruturas que antes eram indústrias – por isso o nome estilo industrial. Em decorrência do aumento da população, tiveram que adaptar esses espaços para torná-los habitáveis. Por isso uma das características desse estilo é a tubulação à mostra, paredes de tijolos e muito metal.
A boa notícia é que a praticidade e o custo mais baixo que a serralheria proporciona, além da versatilidade, indicam que é uma tendência que irá durar um bom tempo.
Se você curte esse tipo de decoração moderna e urbana, veja como aproveitar essa tendência em casa:
Misture estilos
É perfeitamente possível, mas pode se tornar cansativo com o tempo uma casa inteira feita somente com esse estilo, sem explorar outros tipos de material. Portanto, não abandone a madeira e use a serralharia em pontos estratégicos que você gostaria de conferir um ar de leveza e modernidade ao mesmo tempo.
Fuja do óbvio
É possível dividir ambientes com uma estrutura em dupla face, colocar nichos nos ambientes, fazer armários de cozinha com esse material e o que mais preferir. Uma dica é tentar priorizar esse material na escolha dos móveis – já que geralmente a madeira é a preferida para essa função.
O exterior também conta
Colunas, detalhes em portões, na varanda e até nas instalações elétricas é possível inserir essas estruturas. Nesse caso, para conferir uma durabilidade maior, é possível recorrer à pintura para adicionar uma camada extra de proteção ao aço.
É possível apostar na serralheria em praticamente qualquer ambiente, portanto, use sem medo de errar – com ou sem moderação.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.