A fase escolar é um momento em que as crianças começam a fazer escolhas independentes sobre seus estilos de vida. Nessa idade elas aprendem muitas coisas e podem ser influenciadas por amigos e tendências. Por isso, é importante falar e incentivar bons hábitos alimentares.
Nem todas as escolas oferecem um cardápio único e equilibrado para todas as crianças, então preparar bem a lancheira que seu filho levará, garante que mantenha os mesmo hábitos já trabalhados em casa, além de garantir que ele estará bem alimentado recebendo os nutrientes que precisam, e esse é o principal benefício de preparar bem as lancheiras antes de sair de casa. Crianças em idade escolar precisam de muitos nutrientes porque seus corpos ainda estão crescendo e se desenvolvendo. Alimentos ricos em nutrientes aumentarão a saúde a curto e longo prazo de várias maneiras.
Mas o que colocar na lancheira do seu filho?
Tente planejar uma lancheira saudável conversando com seus filhos e discuta o que eles gostariam de levar, se for o caso.
A lancheira ideal pode incluir:
Frutas: Dê preferência sempre às frutas frescas.
Adicione vegetais: Algumas crianças podem estranhar esse ingrediente em sua lancheira, mas vale experimentar palitos de legumes crocantes e frescos.
Iogurte e queijo: Coloque iogurtes com baixo teor de gordura e baixo teor de açúcar ou queijo fresco.
Pães: Opte pelo pão integral, mas se seu filho não gosta de grãos integrais, tente fazer um sanduíche com 1 fatia de pão branco e 1 fatia de pão integral. Lembre sempre de adicionar aquela saladinha no sanduíche.
Bebidas: Água sempre será a melhor opção
Evite bebidas adoçadas artificialmente, refrigerantes, bolos e biscoitos recheados. Alimentos gordurosos também devem ser evitados. Eles podem parecer opções mais práticas, mas com certeza menos saudáveis.
Também é importante estar atento à segurança alimentar, escolhendo lancheiras que supram as necessidades de armazenamento. Os alimentos geralmente são armazenados em lancheiras por várias horas e é importante manter a lancheira fresca para que os alimentos permaneçam frescos.
Escolha uma lancheira de boa qualidade, que conserve os alimentos em uma temperatura ideal e que seja fácil de limpar.
As lancheiras caseiras são as formas mais simples de otimizar a ingestão de nutrientes do seu filho, capriche e envolva seu filho nessa preparação também, nunca é cedo demais para apresentá-lo o conceito de alimentação saudável.
Sempre teve a vontade de empreender e quando viu a oportunidade no nicho de alimentação infantil entendeu que era ali o seu propósito. Tia coruja de 5 crianças sempre viveu rodeada delas e entendeu que podia ajudar também outras famílias. Então, nasceu o minimercado infantil, a Petit Mercado, para ajudar as famílias na rotina corrida das crianças.