O tempo passa e como num passeio de carro, a medida que seguimos, o retrovisor nos mostra o que deixamos para trás. A frente, visualizamos um horizonte cheio de possibilidades, mas quem está conduzindo, determina a direção.
Onde queremos chegar? Talvez essa resposta seja mais fácil para que tem um propósito ou um planejamento de vida definido, e para isso, é necessário autoconhecimento e objetivos próprios. Quando o destino não está claro, caímos na rotina e nos acostumamos a só olhar pelo retrovisor, esquecendo que estamos na direção e que podemos determinar novos destinos.
Os anos que vivemos até aqui nos servem de referência e podemos acionar as memórias sempre que necessário, mas ele não volta. E não há como viver novas experiências enquanto estivermos presos a situações do passado. Também não podemos viver o hoje com a preocupação no futuro, num lugar em que ainda não estamos, e na verdade, nem sabemos se ou como vamos chegar.
O nosso futuro é o horizonte que está a nossa frente, nosso destino, vasto, cheio de possibilidades, mas é uma expectativa. A vida acontece no presente e é necessário viver este momento.
A prática da atenção plena (mindfulness) pode ser uma ferramenta poderosa para se conectar com o tempo. Ao focarmos a atenção e percebermos o momento presente, nos envolvemos totalmente nas atividades que estamos realizando, apreciamos as pequenas coisas da vida e com isso reduzimos o estresse e a ansiedade, já que o momento presente é o único momento em que podemos agir e fazer mudanças em nossas vidas.
Saber aproveitar o tempo é uma habilidade essencial para viver de forma plena e significativa.
O tempo é um presente a ser vivido. Ele é nosso aliado na trilha da longevidade, fazer escolhas de qualidade, usufruir dos anos que temos para viver e assumirmos de forma consciente a direção para chegar aonde e como desejamos estar.
Você já parou para pensar onde está investindo seu tempo?
Necessário refletir não apenas com o tempo cronológico, que assusta quando nos damos conta que está passando rápido, mas também na qualidade dos momentos vividos, estarmos conscientes das oportunidades que surgem em nossas vidas no momento presente. O tempo é o conto de uma história que se inicia desde o nascimento.
Precisamos viver o infinito de cada instante, no aqui e agora. Qual é o seu horizonte e o que está construindo para chegar lá?
Patrícia Vila Nova é psicóloga clínica, palestrante, coautora do Livro Desvendando a Ansiedade, especialista em Gerontologia, mentora em longevidade preparando pessoas para viverem da melhor forma todas as etapas da sua vida.