Com as mudanças do mundo cada vez mais rápidas, as empresas também se transformam na mesma velocidade. E para ajudá-las a se anteciparem e se prepararem para essas transformações, o Sebrae Alagoas lança a série Sebrae Futuros, que aborda tendências que vão impactar segmentos específicos como o da beleza. Por isso, o Sebrae lançou o caderno ‘Tendências do Mercado da Beleza’, na última terça-feira (26), durante a programação do Maceió Beauty Hair, realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.
O caderno foi apresentado pela sócia-fundadora da agência Mescla, Renata Mendonça, que discutiu o conceito de tendências e o conceito do que é ‘normal’, destacando que, após a pandemia, a definição de ‘normal’ ficou defasada, sendo necessário que os negócios, inclusive os salões de beleza, se adaptem a isso.
“Não existe mais o que é normal. Estamos mudando o tempo todo. Será que as formas que as pessoas buscam um salão de beleza é a mesma de antes? As mudanças acontecem todos os dias, e se ninguém entendeu que elas nascem de forma rápida em sua direção, então é preciso refletir sobre esses cenários, repensar sobre as mudanças que estão acontecendo, percebê-las e preparar o meu negócio”, enfatiza.
A analista da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae Alagoas, Ariana Gonçalves, destaca a importância do caderno, feito a partir de um estudo de mercado com a Mescla, que auxiliou o Sebrae a divulgar esse conhecimento. “Foi muito valioso trazer para uma feira deste tamanho uma visão de futuro. Essa é uma das missões do Sebrae, que é direcionar para que essas empresas, esses salões, manicures, podólogas, enxerguem os caminhos que elas podem seguir”, ressalta.
“É um caderno simples, que traz algumas referências, dados, de quem está fazendo inovação. Traz também perguntas e questionamentos de como a empreendedora pode colocar essas tendências na prática e aproxima diretamente com os analistas do Sebrae Alagoas. É um material de fácil leitura e que irá ajudar muito para que elas transformem os seus negócios para se conectarem com o futuro e se prepararem profissionalmente”, pontua Ariana Gonçalves.
Tendências do mercado da beleza
O caderno traz dez tendências no mercado da Beleza:
1 – ‘Beleza para todos’ – esta tendência mostra a popularização da beleza natural e a quebra de tabus de raça, gênero e sexualidade, que impulsionam a busca por marcas que atendam a essa diversificação.
2 – ‘Body Positive’ – O movimento valoriza a aceitação de todos os formatos de corpos e a beleza natural agora cobra da indústria produtos que desconstruam a visão do ‘normal’ e possuam representatividade.
3 – ‘Slow Beauty’ – o movimento Slow Beauty surge com o objetivo de focar em produtos naturais, sem a agressão ao meio ambiente e aos animais. Essa tendência preza usar menos e melhor os produtos para diminuir o consumo e o desperdício, além de assegurar aos consumidores a procedência e a origem para que não contenham substâncias como álcool, parabenos e fragrâncias, garantindo, assim, produtos hipoalergênicos.
4 – ‘Nova Beleza’ – O mercado da beleza ultrapassa os limites dos cosméticos e de procedimentos estéticos, absorvendo novas tecnologias e compostos capazes de atender às mais diversas áreas de necessidade do consumidor. As necessidades emergentes vão além do desejo pela estética tradicional, transformando estratégias e portfólios das empresas.
5 – ‘Poder dos Rituais’ – Os rituais foram capazes de trazer significado em meio a um período bastante conturbado. As pessoas passaram a definir esses momentos como parte de suas rotinas a fim de proporcionar uma pausa e relaxamento. A “ritualização” vem se tornando estilo de vida, em especial quando relacionado aos rituais de bem-estar e cuidados.
6 – ‘Personalização’ – Com demandas de autocuidado mais exigentes, os consumidores esperam que as marcas possam ofertar produtos altamente personalizados para suas necessidades, com o máximo de informações e direcionamento.
7 – ‘Revolução das Embalagens’ – Sustentabilidade é um conceito popularizado. Devido ao perigo de graves consequências ambientais de longo prazo, cresce a consciência ambiental. Assim, o consumidor tem demandado do mercado soluções para reduzir os impactos.
8 – ‘B-empreendedor’ – Diante das diversas possibilidades e adaptações do mercado, os empreendimentos da beleza também apresentam novas facetas, visando oferecer valor a consumidores cada vez mais exigentes e criteriosos quando o assunto é cuidado pessoal.
9 – ‘Negócios da Beleza’ – Com as novas demandas dos consumidores pós-pandemia, o mercado da beleza deverá surpreender com modelos de negócio inovadores que ofereçam o máximo de comodidade e praticidade sem perder a experiência marcante.
10 – ‘Beleza Tech’ – Os consumidores querem experimentar produtos sem contato e desejam ter mais confiança na compra on-line. Para isso, as marcas estão adotando tecnologias oriundas dos games para oferecer experiências únicas e facilitar a compra.
Segundo Ariana Gonçalves, ao buscar aplicar essas tendências, a empreendedora da beleza pode encontrar caminhos para inovar no negócio, mesmo a partir de simples iniciativas. “Muitas dessas empresárias são sozinhas no negócio e não têm tempo de olhar para o futuro. Esse estudo veio, também, para mostrar que a inovação, muitas vezes, é iniciada de uma coisa pequena e que a empresária precisa ter esse tempo para conseguir olhar para fora da empresa e ver como o mercado se comporta. Esse pode ser um direcionamento para manter a empresa viva no mercado”, finaliza.
O caderno ‘Tendências do Mercado da Beleza’ pode ser acessado gratuitamente através do link https://mkt.blog.
Sebrae no Maceió Beauty Hair
Realizado de 24 a 26 de abril, o evento buscou reunir grandes expositores e fornecedores da cadeia do segmento da beleza, envolvendo salões, barbearias, lojas de cosméticos e clínicas de estética, além de oferecer oportunidades para que os profissionais da área obtenham mais conhecimento.
Enquanto patrocinador, o Sebrae Alagoas também contou com um estande com capacitações para profissionais e empreendedoras do setor, envolvendo temas como marketing digital e as principais tendências para o mercado da beleza. O Sebrae também realizou o desfile ‘Vestir-se de Si’, com a produção e apresentação de peças feitas por micro e pequenas empresas atendidas.
No estande, também foi possível encontrar a exposição de algumas das empresas atendidas pelo Sebrae e consultorias para as empresas da moda. A programação do Sebrae Alagoas no Maceió Beauty Hair foi realizada em parceria com a Escola de Cabeleireiros Fios e Flash.