Felicidade é estado de espírito, e por isso, dizemos que ela é subjetiva. Mesmo que a felicidade tenha diferente sentido e significado para cada um, a felicidade baseada em eventos é passageira. Mas quando as suas ações diárias te trazem bem-estar, ser feliz pode virar rotina.
Um estudo feito pela empresa de pesquisa CVA Solutions, constatou que a felicidade é um fator fundamental para a manutenção da saúde e prevenção de doenças. 67% dos entrevistados que disseram se sentir muito felizes relataram que tinham uma saúde boa ou excelente.
Já que saúde e felicidade andam lado a lado, confira alguns hábitos que podem tornar sua vida mais leve e que podem ser adotados no seu dia a dia:
1. Conecte-se com a natureza
Por ser capaz de absorver e dissipar as cargas mais negativas, a natureza reduz o estresse e auxilia em processos de cura. Independentemente se a sua única maneira de estar na natureza é se expondo ao sol, ou cultivando plantas em casa, o importante é encontrar uma maneira viável, e que faça sentido para você.
2. Cuide da sua alimentação
O alimento é um de nossos combustíveis diários, e para que o seu corpo funcione bem, é preciso escolher de forma estratégica e consciente o que você consome, o que faz bem ao seu corpo e a sua mente. Alimentos que contém Triptofano – o aminoácido precursor da serotonina – podem ser seus aliados todos os dias. Alguns dos alimentos que ativam esse hormônio da felicidade são o chocolate, a banana, aveia, brócolis, feijão e até o chocolate amargo entra nessa lista.
3. Não negligencie o sono
O corpo precisa de seis a oito horas de sono por dia para repor as energias e estar ativo no dia seguinte. Inclusive, o mau humor matinal pode ser um sintoma de que o sono não está em dia. Afinal, é justamente quando dormimos que o cérebro trabalha realizando uma série de funções, como por exemplo, a consolidação das memórias e aprendizagem; relaxamento e crescimento muscular; e até mesmo regulação e produção hormonal.
Já sentiu mais fome durante o dia, depois de ter dormido mal? Basta uma noite mal dormida para aumentar a necessidade do corpo por insulina e desregular o apetite. Não dormir o suficiente desequilibra mente e corpo por um dia ou mais.
4. Ouça música
Quando se escuta uma música agradável, o cérebro libera dopamina – outro hormônio da felicidade. A música proporciona bem-estar, melhora a concentração e pode elevar o ânimo mesmo se a tristeza aparecer.
5. Cerque-se de bons amigos
Em 2010, os estudiosos de Harvard concluíram que fortes laços de amizade mantém a saúde cerebral conforme envelhecemos. As amizades verdadeiras podem ser fontes de prazer e crescimento além de aumentarem a probabilidade de ter uma vida mais longa e saudável.
Cultivar bons amigos nos ajuda a ter maior sentido de vida, sensação de segurança e pertencimento. E vale sempre lembrar que, a vida quando compartilhada com pessoas queridas se torna mais bela e leve de ser vivida!
6. Evite o que te faz mal
De maneira geral, evitar o pode trazer à tona sentimentos ruins pode ser um aliado na busca pela felicidade. No entanto, aqui vale cautela: a ideia é evitar cultivar aquilo que você pode evitar e que você sabe que te fará mal. Evitar pessoas tóxicas, reclamar e ter uma atitude negativa perante a vida, podem lhe trazer maior bem-estar e contribuir positivamente para a sua saúde mental.
Se você está passando por um momento difícil e precisa de ajuda para lidar com questões pessoais mais complexas, procure um terapeuta profissional e terapias complementares para lhe dar suporte a essa jornada de cura.
Acompanhe o meu perfil no Instagram https://www.instagram.com/corpusgratus e website www.corpus-gratus.com e tenha acesso a mais dicas, conteúdos e inspirações para uma jornada de autoconhecimento e autocura.