Qual é o momento certo para fazer terapia de casal? Você espera até que haja uma discussão constante, até que alguém dê um ultimato ou até você achar que é sua melhor chance de manter seu relacionamento? Muitos casais se questionam para saber quando tentar a terapia de casais. Será mesmo que a terapia deve ser o último recurso? Infelizmente muitos esperam muito tempo por vários motivos, o mais comum é achar que seus problemas não são ruins o suficiente para justificar uma intervenção terapêutica. Assim a ideia é jogada de um para o outro como uma batata quente até que a oportunidade para a terapia tenha passado e tudo que resta é ressentimento, desconfiança e desprezo.
Importante lembrar que a terapia não se encaixa apenas em momentos de crise, ela também é favorável para você manter a harmonia que já vive em seu relacionamento.
Vamos falar de alguns sinais que seu relacionamento pode está precisando de aconselhamento de casais e talvez isso possa ajudar a identificar qual o melhor momento.
Briga o tempo todo
Vamos começar com o óbvio. Se você e seu parceiro não conseguem conversar sem brigar, pode ser o primeiro sinal. Os casais terão momentos de desentendimentos, mas existem maneiras saudáveis de falar o que desagrada e maneiras não tão saudáveis que envolvem xingamentos e gritos, por exemplo. A terapia pode ajudá-los a aprender a conversar no melhor momento e de forma mais eficaz, falar um com o outro com mais calma e garantir que vocês se tratem com respeito.
Você sente que não estão falando a mesma língua
É comum achar que apenas brigas constantes é um sinal de que algo está errado. Mas às vezes, pode parecer que vocês não estão falando a mesma língua, o que um fala está longe do que o outro ouviu e vice-versa.
A terapia pode ajudá-lo a entender as diferenças em seus estilos de comunicação e pode ensinar cada um de vocês a adaptar seu estilo para trabalhar melhor em conjunto.
Fingir que está tudo bem
Enquanto alguns casais discutem abertamente, outros tentam varrer as coisas para debaixo do tapete. Ignorar questões importantes, fingir que está tudo bem e manter tudo entre vocês podem funcionar por um tempo, mas não é a melhor estratégia a longo prazo. Um terapeuta pode ajudá-lo a aprender a lidar com os problemas de forma segura para ambos.
Grandes mudanças em sua vida
As coisas nem sempre precisam ser ruins para vocês irem à terapia. Vocês podem precisar de orientação profissional quando estiverem prestes a tomar grandes decisões para o futuro ou que possam alterar demais a rotina atual do casal como mudar de cidade, chegada de um filho, morar separados por um tempo devido a trabalho ou até mesmo se uma parente precisar vir morar com vocês.
A terapia pode ajudá-los a se preparar para as mudanças que virão e trabalhar em equipe para atingir seus objetivos compartilhados.
Manter um relacionamento saudável
Valorizar seu relacionamento, seu parceiro e a si mesma é um sinal muito importante para procurar a terapia.
Assim como temos personal trainers para nos ajudar a entrar em forma, temos o terapeuta para nos ajudar em vários aspectos de nossas vidas. A terapia não é indicada apenas quando o caos está instalado.
Buscar a terapia de casais não deve ser apenas um “último esforço” ou “um ato de desespero”. A terapia de relacionamento destina-se a melhorar seu futuro, o que se aprende na terapia é benéfico, quer você esteja junto por 60 dias ou 60 anos, nunca tenha brigado ou briga o tempo todo. É uma ótima ferramenta para todos que estão comprometidos um com o outro e assim desejam continuar.