A sessão de recém-nascidos (newborn) caiu definitivamente no gosto dos brasileiros e nos últimos anos, evoluiu muito – como em toda a profissão emergente. Entre as famílias tem sido cultivada a tradição de realizar aquelas fotos fofas com poses amáveis! Torna-se quase imperativo – quando é descoberta a gestação – a garantia do agendamento desse tipo de sessão fotográfica.
Alguns profissionais da fotografia se especializaram em sessões de recém-nascidos e podem, assim, garantir fotos incríveis com toda a segurança e acolhimento necessário para essa fase especial. Trata-se de um segmento delicado, onde o profissional precisa obrigatoriamente se especializar.
É imprescindível fazer cursos específicos que o torne hábil a entender as partes fisiológica e psicológica, bem como as características específicas dos pequenos. Para esse momento sensível, sempre que a família tiver interesse por uma fotografia mais orgânica, sem manipulação do bebê, a sessão lifestyle se torna-se a escolhida.
As famílias que preferem imagens que informam mais detalhes do bebê, bem como a fase que está vivendo o newborn clássico é uma ótima alternativa. Essa sessão também pode ser atemporal e natural, depende da linguagem do fotógrafo definido para registrar.
O newborn lifestyle que conta a história do recém nascido através da interação com os objetos transitórios e família, pode ser realizado até o primeiro mês de idade do bebê, sem a necessidade emergencial de acontecer nos primeiros quinze dias de vida como o newborn clássico.
Não há dúvidas de que existem profissionais para todos os estilos. Com luz natural ou artificial. Com atendimento em quantidade ou atendimento VIP, você deve escolher o profissional que garanta a segurança do bebê. Confirme se a pessoa é capacitada e se há uma especialização de fato. É importante certificar se o estilo do profissional combina com o seu gosto e principalmente se ele conseguirá transformar esse sonho em uma bela recordação para a vida inteira.
GUIA PRÁTICO PARA A ESCOLHA DE FOTÓGRAFO
– NEWBORN CLÁSSICO –
1. Verifique se o fotógrafo é especialista em RN – Se for o caso, ele terá feito um alto investimento na profissão. Os cursos têm um custo bastante significativo. Isso leva a crer que em situações como essas, aquela antiga frase faz total sentido “o barato sai caro”. Nesse caso poderá custar a saúde do seu bem maior.
2. Você prefere um atendimento domiciliar ou em estúdio? São propostas diferentes e com a ajuda do fotógrafo pode decidir qual opção se adapta melhor com seu desejo.
3. O fotógrafo trabalha com assistente ou sozinho?
– Trabalhar sozinho impede o profissional de realizar poses elaboradas com segurança. Não é recomendado fazer esse tipo de sessão sem o suporte de um assistente igualmente apto para auxiliar em todos os momentos. Fique atento!
4. Verifique se você prefere o atendimento VIP ou em quantidade – No atendimento exclusivo o fotógrafo disponibiliza um dia para fazer apenas um ou dois trabalhos, podendo prolongar o período de mamadas, trocas de fraldas, facilitando o bem estar do bebê. Já quando há um fluxo maior de clientes, o profissional precisa executar a sessão num determinado prazo de tempo com maior agilidade.
5. O estilo do fotógrafo combina com você?
– É necessário existir uma identificação de gosto e qualidade, que resultará na satisfação com o resultado final.
6. Você realmente deseja uma sessão newborn clássico ou lifestyle? Lembrando que o nível de ansiedade dos pais, acompanhantes e também a falta de alimentação do bebê podem influenciar diretamente no resultado da sessão. É importante esclarecer todas as dúvidas previamente para não haver surpresas.
Documentarista das lembranças que os filhos vão ter no futuro, Elysée é jornalista, especialista em fotografia e artes. Membro da Associação Brasileira de Recém-Nascidos, realiza sessões newborn atemporal e fotografia de partos documentais. Pesquisadora do poder das imagens como transformação social, acredita que as fotografias podem estimular vínculos, atuando no âmbito psicossocial, despertando sentimentos, informando e empoderando indivíduos.