Um bebê em casa traz, ao mesmo tempo, mais felicidade e mais responsabilidade. São seres frágeis, pequenos, que acabaram de chegar ao mundo e, por isso, precisam de cuidados constantes. Um pequeno descuido pode causar acidentes graves, e maioria deles acontece dentro de casa. Eles não sabem a diferença entre ‘’sim’’ e ‘’não’’, e nem o que podem ou não fazer, comer, vestir ou tocar. Por isso, além de um espaço novo bonito e aconchegante para o seu bebê, você precisa de segurança, em todos os aspectos.
Crianças são sempre muito curiosas, então qualquer objeto pode ser sinônimo de diversão e descoberta para eles. Veja alguns objetos que devem permanecer a sete chaves:
- Objetos cortantes, como facas, tesouras, estiletes. O ideal é guardar esse tipo de utensílio em prateleiras altas ou gavetas com trancas a prova de crianças. Até mesmo aquela tesoura ‘inofensiva’, que serve apenas para cortar papéis, pode se tornar uma grande dor de cabeça.
- Medicamentos, produtos de limpeza ou de higiene pessoal. Muitas vezes, esses produtos são coloridos, com embalagens chamativas e até mesmo aromas atrativos. Por esse motivo, acabam chamando atenção das crianças, que tendem a pegar para brincar, ou chegar a ingerir, por pensar que são comestíveis. Guarde sempre esses tipos de produto em compartimentos superiores ou armários trancados.
Outras dicas muito importantes para a segurança dos pequenos dentro de casa:
- Protetores de tomadas; as crianças adoram colocar os dedos em qualquer lugar minimamente interessante. No começo da vida, dos 1 aos 3 anos de idade, onde tudo é novo, também significa que qualquer coisa vira uma experiência. Então, lembre-se, nada de tomadas desprotegidas e nem de fios soltos por aí!
- Protetor de quinas para móveis; todos sabemos o quanto as crianças adoram correr dentro de casa, não é mesmo? E as quinas de mesas ou armários podem ser muito perigosas enquanto isso está acontecendo, já que são pontiagudas. Por isso, deve-se sempre utilizar protetores de borracha ou silicone.
- Nada de esquecer uma cadeira, banco ou qualquer móvel onde a criança possa subir, perto de janelas abertas. Crianças são exploradoras, escalam qualquer coisa que veem pela frente! Por isso, nada de deixar um acesso fácil para elas. Isso vale também para prateleiras muito altas, ou cheias de livros e objetos. Se tiver alguma chance de que esses objetos venham a cair, é importante que a mamãe tente prendê-los a parede de alguma forma, para uma maior segurança.
- Crianças e fogo não combinam! Por isso, deixe as panelas no fogão com os cabos virados para dentro!
- Escadas e piscinas devem sempre possuir grades de segurança! Mesmo quando todos estão reunidos, há a possibilidade de distração e, quando se trata de crianças, um segundo de desatenção pode causar muitos danos.
- Bastante cuidado na hora de escolher a decoração! A origem de suas plantas deve ser sempre checadas previamente, para não haver nenhum risco de levar para casa uma planta tóxica ou venenosa. Plantas com espinhos também não são uma boa opção. Outro item de decoração para se manter de olho são aqueles feitos de vidro. Vasos e outros objetos feitos de vidro podem ser perigosos quando colocados ao alcance dos pequenos.
Autodidata em empreendedorismo digital, junto com seu esposo, fundou da @akaebaby. A marca de sapatos infantis surgiu em 2018, quando a empreendedora estava esperando a chegada do seu bebê. Com sapatinhos flexíveis e feitos com couro natural, a ideia da marca é proporcionar conforto e segurança aos pequenos.