Depois de um ano de isolamento por conta da pandemia da Covid-19, nós continuamos na mesma situação no país. O vírus não foi embora, nós temos que continuar em casa e o uso da máscara e do álcool em gel ainda se faz necessário no dia a dia. Algumas reflexões chegaram para ficar e eu listei três delas:
Repensar profissões e fonte de renda
É de conhecimento geral o prejuízo financeiro que uma pandemia causa num país ou estado. Porém, você sabia que, no auge do desemprego, muitas pessoas acabaram entrando em uma nova profissão, muitas vezes sendo aquela que sempre sonharam.
Quando estamos em perigo iminente, qual a primeira coisa que pensamos? Para mim seria: ‘’por que desperdicei tanto tempo fazendo algo que não me trazia felicidade ao invés de correr atrás do que sempre quis?’’ Pois saiba que, para metade dos brasileiros, o pensamento é mais ou menos o mesmo. A situação do país mudou o conceito de tempo para muitos. Muitas pessoas resolveram dar uma verdadeira guinada na vida e perceberam que, afinal de contas, era isso que sempre quiseram fazer.
Saber que o Sistema de Saúde importa
Outro ponto importante da pandemia foi a evidência enorme que muitos brasileiros conseguiram ter de que o SUS, nosso Sistema Único de Saúde, é de inúmera importância para o país. Muitas hashtags e campanhas foram acionadas como uma forma de valorização ao trabalho do sistema e de todos os funcionários da saúde no combate contra o Corona Vírus, onde inúmeros pacientes foram internados e salvos. Para quem não sabe, antigamente, o serviço era visto e julgado como ineficaz. Isso nos mostra que a sociedade pôde, também, abrir os olhos para uma realidade não tão distante: todos precisamos vão precisar do Sistema Único de Saúde, e só não sabiam disso ainda.
Ter tempo de qualidade com quem se ama
E, para finalizar a lista, conseguir aproveitar um tempo precioso com quem realmente importa: aqueles que estão conosco. É claro que ninguém esperava passar um ano inteiro em casa, porém muitas pessoas usaram esse tempo para se redescobrir. Encontrar novas paixões, hobbies, brincar mais com as crianças ou dar mais atenção aos pets. É realmente uma pena não poder ir aos bares e shows, porém se desdobrar procurando algo criativo para fazer com seus familiares ou entes queridos tornou ainda maior o laço de amor já existente. Um brinde aos apps novos, às dancinhas criadas, às trends, ao Skin Care, e a todas as séries finalizadas no catálogo da Netflix!
Tenho certeza que você ouviu ou leu o termo ‘saúde mental’ algumas milhares de vezes só em 2020. Esse é um tema a ser trabalhado a todo momento, todas as horas do dia. É algo de extrema importância e relevância na sociedade atual. Na eminência de um vírus letal, que é uma ameaça global a toda população, a sensação de ansiedade surge como uma fênix na cabeça de todos.
Uma pandemia pode mexer com o juízo das pessoas e deixá-las à beira da loucura! Mas, será que em um ano vivenciando esse cenário, alguma coisa mudou na cabeça dos brasileiros? Fica para nossa reflexão.
Muito bom