Sem dúvidas para produzir uma mesa surpreendente é importante prezar pela criatividade e originalidade na escolha dos itens, pois o primeiro sentido que é ativado ao se deparar com uma mesa posta é a visão. Todavia, as mesas mais inesquecíveis ultrapassam o nosso olhar e impactam o nosso coração.
“A felicidade só é real quando compartilhada”, esta frase de Christopher McCandless no filme O Lado Selvagem, permite uma série de interpretações, porém quando a inserimos no contexto da mesa posta, ela se enche de significado. Afinal, mesa é lugar de partilha! É lugar de compartilhar a nossa alegria, enquanto partilhamos o alimento. Não existe eu nem meu. Ali, somos nós e tudo é nosso!
Por isso, devemos eleger mesas que exalam afeto e que prezam pela acolhida, pelo encontro, pelo sentimento. Assim, o que está em jogo não é o valor das louças, mas a alegria e a união que o momento à mesa evoca. Proporcione aos seus convidados, para além de uma experiência gastronômica, uma experiência de partilha, que ficará registrada na memória afetiva deles.
Portanto, coloque amor, demonstre afeto, prepare tudo com muito carinho… não deixe regras e formalidades te inibirem. Mesmo porque, o excesso de regras pode constranger o seu convidado. Regras de etiqueta são importantes e devem ser observadas, mas utilize-as com parcimônia e não ultrapasse o bom senso.
Sentar ao redor da mesa para conversar, para ouvir e compartilhar como foi o dia, como estão os projetos, as relações, o trabalho, as conquistas, as dificuldades é um hábito que une e aproxima pessoas. Somos seres relacionais que valorizam o contato.
Portanto, lembre-se sempre de que mais importante que os pratos é a vida que compartilhamos ao redor deles.
Obrigada pela sua companhia nesta leitura e espero encontrá-la na nossa próxima matéria. Quer saber mais sobre etiqueta, receber bem e mesa posta, acesse @etiquetainteligente.
Um afetuoso abraço,
Uma eterna estudante, apaixonada pelas linhas: as escritas e as bordadas. Compartilha sua paixão pela etiqueta como uma forma de espalhar pequenas gentilezas e delicadezas pelo seu caminho.
Tem como propósito disseminar a etiqueta como uma ferramenta inclusiva capaz de potencializar as conexões humanas.