Jovens promovem incentivos à leitura em Alagoas com o grupo ‘Unidos, Leremos’
Alagoas é o Estado com o maior índice de analfabetismo do país, de acordo com o último censo nacional divulgado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para mudar essa realidade e colocar uma cultura de leitura em nosso Estado, três jovens de Maceió fundaram o grupo ”Unidos, Leremos”. O objetivo é organizar encontros com trocas de livros e distribuição de algumas obras em praças da capital alagoana.
Wanessa Oliveira, idealizadora do projeto, afirma que o grupo começou a atuar em fevereiro deste ano e nasceu por causa da paixão de três amigas pela leitura. Segundo Oliveira, quando se tem muitos livros nasce à necessidade de doar e conversando com as amigas sobre a criação do “Unidos, Leremos”, elas aceitaram a ideia.
O grupo possui um blog ‘Unidos, Leremos’ e também uma página no Facebook, utilizado para divulgar previamente as feiras de livros. As organizadoras declaram que qualquer pessoa está convidada a participar da iniciativa ou das ações ocorridas durante datas específicas, agendadas e divulgadas pelas redes sociais.
Por Manuela Félix