Princesas, Super-Heróis, Astronautas, Dinossauros ou personagens de desenhos são sempre temas pedido pelas crianças em seus quartinhos. Um desejo de materializar sua imaginação naquele momento. Porém, para nós que somos mães ou pais, vale realmente investir em um quarto temático?
Para ficar claro, quarto temático é aquele que caracteriza bem o tema escolhido e traz referências fortes e nítidas. As vezes o desejo da pequena princesa é dormir em uma caminha em formato de castelo e do pequeno astronauta é que exista um elemento que o faça voar e se tele transportar para o espaço. Claro que trazendo isto para a nossa realidade podemos inserir elementos que remetam ou referenciem a isto.
As crianças possuem uma imaginação incrível e criatividade nata, mas às vezes possuem desejos mesmo peculiares. Como fazer uma menina se sentir eterna princesa dormindo em seu castelo? Ou um menino que viaje todos os dias para o espaço?
Investir no quarto temático é estimular a criatividade da criança e torna-la mais próxima ao seu sonho! Porém, isto pode limitar sua criatividade. Uma hora a princesa vai querer ser uma heroína ou outro personagem que irá se identificar e o astronauta provavelmente queira mudar de profissão que o deixe mais próximo da Terra.
Além disto, o investimento pode ser alto para o tempo que seu pequeno ou pequena irá usufruir, afinal os móveis e a decoração são personalizados e direcionados para determinado tema, mudar tudo depois pode ser custoso, caberá a você decidir se valerá a pena ou não.
E qual seria a solução para uma criança que ama um tema específico? Investir em elementos que possam ser mudados facilmente depois como objetos de decoração, papel de parede e enxoval. Estes itens são fáceis de serem instalados e trocados quando necessário. Se o seu desejo é que o quarto da sua criança seja durável e acompanhe boa parte da sua infância, invista numa decor atemporal que acompanhe seu crescimento e desenvolvimento. Mas se você quer que ela curta o momento lúdico que se encontra e viva intensamente isto, aposte no tema!
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.