Que bagunça não combina com bem estar, isso você já deve saber. Mas sabia que além da organização, um ambiente bem planejado é capaz de contribuir para o equilíbrio da mente? Se o espaço foi bem aproveitado, com uma decoração que combine com o gosto pessoal dos moradores, vai impactar diretamente no humor das pessoas. E ainda, se há boa ventilação, iluminação natural e correta, a saúde será a grande beneficiada.
Independentemente se sua morada é alugada, você precisa se sentir bem em todos os cômodos dela. Não gostar da decoração, ou não ter a sensação de pertencimento onde mora, te deixará insatisfeito e incomodado a curto, médio e longo prazo.
Mente sã, corpo são
Pensando no bem estar físico, a iluminação e ventilação são peças-chave.
Imagine um quarto mal iluminado, ou até mesmo excessivamente iluminado até na hora de dormir. No primeiro cenário, a falta de luz poderá comprometer o ciclo circadiano – conhecido popularmente como o relógio do corpo. Já neste segundo caso, o excesso de luz irá atrapalhar especificamente a hora de dormir, já que a luz inibe a produção de melatonina – o hormônio do sono.
E uma casa ou cômodo com pouca ventilação? Já pensou como deve ser difícil em dias quentes? Ter que ficar no ventilador ou no ar condicionado o dia inteiro, gastando uma energia que poderia ser poupada no fim do mês. Pior que isso, só as possíveis alergias e mofos que podem se acentuar.
Por você e pela família
Apesar das crianças e dos adolescentes não apresentarem, na maior parte das vezes, casos clínicos complicados da Covid-19, esses jovens tiveram a saúde mental bastante afetada. Um estudo feito pela Kaiser Family Foundation, nos EUA, mostrou que 46% dos adultos responsáveis por crianças e adolescentes menores de 18 anos de idade, notaram um impacto negativo sobre a saúde mental dos mais jovens da casa.
Essa drástica mudança de rotina os impossibilitou de realizarem muitas das atividades diárias essenciais. Apesar da melhora significativa das regras de convívio, uma forma de aliviar esse estresse causado pelo confinamento, é justamente proporcionar um ambiente mais harmônico e funcional para todos.
Seja no quarto ou no escritório, não é preciso gastar muito para tornar um espaço agradável. Se tiver dificuldades em realizar essas mudanças, conte com o auxílio de um designer de interiores para aproveitar o máximo do potencial que seu lar tem a oferecer.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.