As tão esperadas viagens de férias estão chegando e o desafio de manter a rotina alimentar saudável da criança aumenta. Pois seja uma grande viagem ou um período no interior na casa da vovó fica difícil fugir das guloseimas e pequenos lanchinhos a toda hora.
Viajar com criança pode representar alguns desafios quando se trata de alimentação saudável, seja a viagem de avião ou de carro, para casa de campo ou praia. Mas com um pouco de planejamento, preparação e decisão de seguir em frente, uma boa nutrição é possível em sua próxima viagem em família.
É importante estar atento ao horário normal de alimentação. Durante a viagem, parece que estamos constantemente cercados de comida, o que significa que seu filho provavelmente estará interessado em comer mesmo quando não estiver com fome. Atenha-se aos padrões regulares de refeições que você tem em casa.
Na estrada, por exemplo, é comum que seu filho peça lanches para aliviar o tédio, então tenha em mente algumas alternativas para distraí-lo como jogos e música e explique quando e onde você vai comer e faça um grande esforço para manter seu horário normal de alimentação.
Aqui algumas sugestões para uma viagem de férias com a criançada bem saudável e nutritiva.
Lanches ricos em proteínas e integrais
Considere levar lanches que vão encher a barriguinha a longo prazo, como grãos integrais na forma de pipoca, cereais integrais ou bolachas de aveia. Você também pode embalar um sanduíche natural ou com geleia e frutas.
Para os que gostam das guloseimas
Se seus filhos já associam viagens a guloseimas, tenha alternativas saudáveis à mão. Frutas secas, para saciar os desejos de açúcar de seus filhos é uma ótima opção.
Faça as refeições em família
Faça do jantar uma ocasião especial. Se as suas viagens permitirem, tente sentar-se e fazer uma refeição completa com a sua família, mesmo que seja num restaurante. Suas férias são uma ótima oportunidade para explorar novos alimentos, mas é sempre bom ficar de olho nas opções saudáveis do cardápio. Tente compartilhar grandes entradas em vez de pedir o menu infantil, que normalmente inclui apenas opções menos nutritivas, como macarrão com manteiga, frango empanado e batatas fritas.
Você pode fazer uma listinha e colocar dentro de uma caixa ou bolsa térmica alguns alimentos práticos quando der aquela vontade de beliscar, como:
- Iogurte com pouco gordura
- Sanduiche natural
- Frutas variadas
- Caixa de leite
- Sucos de fruta
- Água
E lembre- se, ao transportar itens perecíveis é importante manter refrigerado dentro de térmicas para ninguém ficar doente.
Visitar a famílias e amigos ou até mesmo lugares diferentes não precisa ser sinônimo de comer besteira e tudo que é oferecido para as crianças, Elas podem aproveitar bastante a viagem comendo bem e com ideias criativas para refeições por onde for e ao retornar das férias suas hábitos alimentares regular não terá sofrido tanta alteração.
Sempre teve a vontade de empreender e quando viu a oportunidade no nicho de alimentação infantil entendeu que era ali o seu propósito. Tia coruja de 5 crianças sempre viveu rodeada delas e entendeu que podia ajudar também outras famílias. Então, nasceu o minimercado infantil, a Petit Mercado, para ajudar as famílias na rotina corrida das crianças.