A fisioterapia é um método comprovado para ajudar pessoas de todas as idades que têm lesões ou condições médicas que limitam sua função diária ou mobilidade.
Mas engana-se quem pensa que o tratamento com fisioterapia é tudo igual para todo mundo, que são os mesmo exercícios e técnicas para todos os casos.
Existem diferentes tipos de pessoas e corpos por aí. Seu corpo não é exatamente como o corpo de outra pessoa. Então, por que pensar que todas as pessoas que vão a um fisioterapeuta recebem exatamente o mesmo programa?
O tratamento fisioterapêutico é diferente para cada paciente, mesmo que tenham o mesmo diagnóstico. Cada paciente recebe condutas diferentes, dependendo de sua capacidade atual e níveis de dor.
Um plano de cuidados de fisioterapia padrão é completamente individualizado para o paciente. Os principais focos de qualquer plano de cuidados são abordar os objetivos únicos do paciente, resolver suas deficiências e otimizar sua recuperação, independência funcional e saúde a longo prazo.
Cada pessoa é única e possui particularidades diferentes como idade, sexo, ocupação, nível de dor, comorbidades, entre outros. Todas essas características devem ser levadas em consideração pois cada um terá uma resposta diferente ao tratamento dentro das suas individualidades.
Para garantir um tratamento mais eficaz, uma boa avaliação é fundamental.
É justamente durante a avaliação fisioterapêutica que será revelada a necessidade individual de cada um, podendo assim traçar o melhor plano de tratamento.
Essa avaliação deve ser bastante minuciosa para ajudar a entender os problemas que você está sofrendo e permitir dar o tratamento certo para sua recuperação rápida.
Tudo deve ser destacado na hora de definir o melhor tratamento, desde o problema atual até os hábitos diários, como por exemplo, horas de sono e alimentação, pois tudo influenciará no processo.
Depois de passar por um exame completo com seu fisioterapeuta, você receberá um plano de tratamento individualizado que visará acelerar sua cura.
Este plano é modificado para atender às suas necessidades específicas e estilo de vida, e depende do seu feedback durante todo o processo, dando a você um papel ativo em sua recuperação.
Por esse motivo, não existe a possibilidade de usar os mesmos critérios para todas as pessoas, a técnica sempre será adequada para a necessidade de cada um podendo sofrer alterações conforme a evolução e o progresso.
Então não estranhe se ao partilhar a rotina do seu tratamento com alguém que passa pela mesma coisa que você e perceber que não está sendo feito da mesma forma.
Lembre-se, cada pessoa é única, o progresso de cada pessoa é único, então o tratamento também deve ser único. Nem todo mundo que vem com um problema na articulação do joelho deve ter a mesma coisa. A chave e a eficácia do tratamento fisioterapêutico é a avaliação adequada e o novo tratamento, a prioridade é que cada paciente progrida com segurança e eficácia com base em suas necessidades e habilidades específicas.
Para mais dicas e conteúdos, acesse o meu perfil https://www.instagram.com/michelefontes.fisio/