Temos esse hábito de, na maioria das vezes, atribuir a culpa de nossas falhas ou do nosso insucesso à concorrência, ou de pensar que o nosso maior inimigo são os outros.
Ledo engano!
O nosso maior inimigo ou o nosso maior concorrente, não são os outros!
É muito mais fácil olharmos para o outro do que para o nosso próprio espelho, para o nosso interior!
Ao buscar o atalho mais fácil, esquecemos de olhar para nós mesmos, para as nossas atitudes, nossas ações, para o que não estamos fazendo e que poderia ser feito, e o que podemos melhorar!
Em resposta à pergunta inicial deste artigo, estes sãos os seus maiores inimigos:
A falta de você acreditar em si mesmo
A falta de autoestima limita você de sonhar, de criar metas, de se superar, de se realizar.
A falta de bons hábitos
Sem bons hábitos não somos capazes de perseverar, de nos organizar, priorizar, de manter uma disciplina de trabalho e de vida, fatores essenciais para o sucesso.
A sua procrastinação
A procrastinação atrasa nossos sonhos e projetos e nos deixa estagnados, paralisados, sem ação, sem avançar.
A comparação com os outros
A comparação com outro pode nos limitar, nos inferiorizar, pode tirar o nosso poder de superarmos as nossas próprias metas e nossos limites.
Seu vitimismo e desculpas que você dá
Essa postura de que o mundo é injusto e que somos vítimas das situações acabam nos impedindo de nos desafiar e crescer, e revela uma necessidade de chamar a atenção, pelo negativo, de forma inconsciente.
A sua auto sabotagem
Nos sabotamos praticamente o tempo todo, e com isso criamos meios de evitar o nosso próprio sucesso, a nossa prosperidade e felicidade.
O seu perfeccionismo que o bloqueia
O perfeccionista deixa de realizar seus sonhos ou projetos por nunca acreditar que o seu trabalho é bom suficiente e se frustra. Vale aqui o ditado: “melhor feito do que não feito”!
As crenças que te limitam
As crenças que acumulamos desde a nossa infância podem refletir em diversas áreas da nossa vida, nos bloqueando nos relacionamentos, na prosperidade, e de muitas oportunidades que a vida proporciona.
Os medos que te impedem de ir adiante
O medo nos bloqueia, paralisa e com isso perdemos inúmeras oportunidades, muitas vezes desistindo antes mesmo de tentarmos.
A sua necessidade de aprovação
A necessidade de agradar aos outros para ser amado, aprovado, acaba gerando uma insatisfação pessoal enorme. Quando não respeitamos os nossos próprios limites ou não damos os devidos limites nos desviamos dos nossos planos, metas e nos afastamos da nossa essência.
Esses são apenas alguns dos fatores que impedem a maioria de nós de sermos prósperos e bem sucedidos na vida.
Não existem culpados, existem aqueles que continuarão insistindo nos mesmos erros e encontrando desculpas, e aqueles que refletirão e aprenderão com os erros do passado, mas que irão avançar, desafiar seus medos e limites, e tentarão fazer melhor da próxima vez, sem desistir no primeiro obstáculo! Esses alcançarão o sucesso!
A melhor maneira de lidar com os nossos inimigos é encarando-os de frente e tomando consciência deles!
E você, após esta reflexão, já identificou quem é o seu maior inimigo?