É comum ainda pensar que é necessário procurar um médico para obter um encaminhamento para a fisioterapia.
Mas a verdade é que para ser tratado por um fisioterapeuta você não precisa passar por outro profissional de saúde, ou seja, o acesso direto à fisioterapia significa que os pacientes podem ser avaliados e tratados por um fisioterapeuta sem a necessidade de um encaminhamento médico, esse acesso permite que você busque por um tratamento assertivo e ágil.
A fisioterapia é uma profissão independente de acordo com o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), não necessita de um outro profissional para atuar.
O fisioterapeuta tem formação e autonomia para avaliar, diagnosticar e tratar problemas no sistema músculo-esquelético e iniciar imediatamente com a melhor conduta traçada para o seu paciente, assim como, encaminhá- lo à alta .
Além disso, o fisioterapeuta também é treinado para identificar “sinais de alerta”, um deles pode ser a necessidade de cirurgias, nesse caso o paciente é devidamente encaminhado para cuidados médicos mais extensos.
Esse acesso direto pode ser chamado de auto referência, quando você mesmo pode identificar um problema como uma dor nas costas ou dores no tornozelo devido a uma lesão que sofreu, como uma entorse ou distensão muscular, por exemplo.
Além de facilitar o caminho para o início do seu tratamento, esse acesso direto pode proporcionar outros benefícios, como:
- Pacientes que buscam diretamente por seu tratamento melhoram mais rapidamente e em menos sessões, pois estão particularmente mais motivados a melhorar.
- A fisioterapia pode ser utilizada para prevenção de doenças e manutenção de funcionalidade.
- Você pode economizar, eliminando visitas a profissionais de saúde, exames desnecessários e encaminhamentos para outros especialistas.
No caso dos convênios mesmo com o marco legislativo, ainda exigem encaminhamento de outro profissional para o início do tratamento, nesse caso o conveniado deve procurar um médico que irá encaminhá- lo ao fisioterapeuta.
Buscar inicialmente um tratamento fisioterápico é totalmente seguro, não há risco nenhum à saúde. Se um fisioterapeuta achar que seus sinais ou sintomas estão além dos seus cuidados, ele o encaminhará imediatamente a um profissional médico antes de prosseguir com o tratamento.
Sempre priorizando a proteção à saúde, segurança e bem estar geral de seus pacientes.
Esperar por um encaminhamento é um dos equívocos mais comuns sobre fisioterapia, então se você pode ter esse acesso direto assuma o controle de seus próprios cuidados, agindo como defensor da sua saúde a longo prazo.
As leis garantem esse primeiro contato com o fisioterapeuta e permitem que você consulte um e comece sua jornada para a cura o mais cedo possível.