Foto por: Arthur Moura
A campanha Outubro Rosa, importante ação mundial de prevenção e combate ao Câncer de Mama, está engajando empresas e entidades alagoanas interessadas em chamar a atenção da sociedade para a realidade da doença e destacar a importância do diagnóstico precoce. A Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas, instituição que oferece amparo a portadores da doença com baixa renda, vai ser o elo entre os pacientes e os voluntários interessados em se unir à causa, promovendo uma série de atividades ao longo do mês.
A Depily e a Escova Express, empreendimentos do grupo Corporate, vão fazer doações em dinheiro e se tornarão ponto de coleta de lenços e turbantes, que serão doados a pacientes em tratamento do câncer de mama, o tipo que mais mata mulheres no mundo todo.
De acordo com Márcia Palmeira, sócia nas duas empresas, a cada serviço pago à vista, será destinado o valor de R$1 à campanha. “A ação se estende pelo mês inteiro e nossas empresas estarão totalmente voltadas ao Outubro Rosa, inclusive na comunicação visual e nas nossas redes sociais. Cada unidade vai receber uma urna de arrecadação”, explica. “Nós, que trabalhamos com serviços de beleza, sabemos como a doença é capaz de mexer com a auto estima da mulher. O que queremos é ajudar a realçar a beleza delas neste momento tão delicado. Nossa expectativa para a ação é a melhor possível, estamos felizes em poder contribuir de alguma forma”, enfatiza Márcia.
Em paralelo, a Mia Acessórios, loja de bijuterias localizada no bairro da Ponta Verde, na capital alagoana, vai destinar 10% do valor da venda de lenços para a Rede e, junto à Depily e à Escova Express, também vai arrecadar lenços e turbantes para doar aos pacientes da Rede. “Até o fim do mês estaremos com a ação ‘Outubro + Rosa’, estimulando nossas clientes, por meio das redes sociais, a aderirem à campanha como forma de ajudar os portadores da doença e a se prevenir por meio de exames. É indispensável propor uma conscientização em massa e evitar que outras mulheres desenvolvam o câncer de mama”, comenta Marina Fiúza, proprietária da loja de acessórios.
Sobre a Rede de Combate ao Câncer de Mama em Alagoas
Em Alagoas, a Rede Feminina de Combate ao Câncer foi fundada em 14 de março de 1973, mas passou 17 anos desativada, retomando as atividades apenas no ano de 2001. O trabalho da instituição é voltado a pessoas carentes, mulheres e homens, acometidas pelo câncer e em tratamento no hospital Santa Casa de Misericórdia de Maceió, por meio do SUS. Os pacientes assistidos pela Rede recebem orientação espiritual, terapia ocupacional, lanches, fraldas descartáveis, passagens, remédios, alimentação diferenciada, além de muito carinho e atenção.
Atualmente, a Rede mantem a Casa de Apoio Lenita Quintella Vilela, no Centro de Maceió, onde abriga pacientes em tratamento ambulatorial na radioterapia e quimioterapia, muitos deles vindos do interior do Estado, além das ações que desenvolve, por meio de seus voluntários, dentro da própria Santa Casa, com o apoio de médicos e enfermeiros. Além disso, a Rede desempenha um trabalho de educação preventiva, realizando palestras nas escolas, empresas e comunidades, levando informação à população que normalmente não tem acesso.
Acompanhes as ações da Rede Feminina de Combate ao Câncer em Alagoas no Facebook: https://www.facebook.com/