As cores trazem vida para a decoração e tem um grande poder e significado nos ambientes. Além de traduzir autenticidade, elas podem fazer um ambiente pequeno parecer maior ou um ambiente grande parecer pequeno.
Se o espaço for pequeno, cores claras são grandes aliadas, pois refletem a luz, o que traz a sensação de amplitude no espaço, já cores escuras absorvem mais a luz, fazendo o ambiente pequeno parecer menor, além de ser necessária maior fonte de iluminação artificial.
Cores monocromáticas trazem sofisticação ao ambiente e para não ficar monótono, utilize outras cores nos detalhes, podendo ser o branco ou o preto.
Uma forma de escolher a paleta de cor e não errar, é primeiro escolher o estilo de decoração, porque geralmente cada estilo tem uma paleta de cor específica. No estilo contemporâneo temos as cores neutras, os tons pasteis, o preto, o branco e o cromado como cores predominantes. Já no estilo industrial, a paleta que predomina é o preto, o branco, o cinza e os tons terrosos. Os tons pastéis ou mais neutros combinam bem com o estilo escandinavo. Para completar a decoração, utilize madeiras claras, assim, você terá uma decoração atemporal, suave e harmônica.
Se você gosta de cor e quer criar contraste na sua casa, as cores complementares são as suas melhores escolhas, como o laranja com o azul, o vermelho com o verde ou o amarelo com o roxo, essas combinações são as misturas entre cores quentes e frias, o que deixa o ambiente mais descontraído e com personalidade. O contraste traz autenticidade, mas se você não gosta dele na decoração, e não quer abrir mão de cor no ambiente, podem ser utilizadas cores análogas, como as combinações do azul com o verde e o laranja com o amarelo.
Uma outra tendência na decoração é pintar o teto, mas para não errar, você pode optar por cores claras e suaves, principalmente se o pé direito for baixo. Já se o ambiente tiver pé direito alto, pode ser utilizada qualquer cor sem medo de errar.
Sou a Manu, farmacêutica bioquímica desde 2007. Procurando me movimentar e sair da zona de conforto, em 2015 resolvi empreender na área de decoração para quarto de bebê, quando criei o insta @meucantinhoartedecor. Desde então não parei e em 2017 decidi fazer design de interiores, para oferecer além das peças decorativas, projetos para quartos de bebê. Assim, descobri outra paixão, e hoje trabalho não só com quarto de bebê, mas em diversas áreas do designer de interiores.