Os pais instintivamente usam a música para acalmar as crianças, para expressar amor e alegria e para se envolver e interagir. Mas a música pode fazer parte do desenvolvimento infantil, melhorar as habilidades sociais e beneficiar crianças de todas as idades.
Os pequenos adoram atividades musicais. Eles crescem cantando rimas e sendo expostos à música tanto em casa quanto na pré-escola.
É muito claro quanto prazer seus filhos obtêm da música, mas além disso a música tem uma grande importância na primeira infância.
Os benefícios da música são enormes durante os primeiros anos. Estimula algumas das seguintes áreas de desenvolvimento:
Desenvolvimento do cérebro
A música constrói o desenvolvimento geral do cérebro e cria caminhos no cérebro que melhoram o funcionamento cognitivo de uma criança.
Desenvolvimento sensorial
Assim como o sabor, as texturas e as cores auxiliam no desenvolvimento sensorial de uma criança, a música também o faz. Expor seu filho a diferentes tipos de música pode ajudar a criar mais caminhos entre as células do cérebro. Esse efeito aumenta ainda mais quando você vincula a música a diferentes atividades, como dançar.
Vocabulário
As canções expandem muito o vocabulário, bem como a capacidade de usar a linguagem corretamente. Um vocabulário bem desenvolvido permite que as crianças se comuniquem de forma eficaz e aprendam a ler com maior fluência e compreensão.
Percepção auditiva
É a capacidade do cérebro de dar sentido ao que ouve. Esta é uma das habilidades mais importantes para leitura. Ensinar às crianças canções e rimas é uma das melhores maneiras de desenvolver suas habilidades perceptivas auditivas. É divertido e as crianças aprendem habilidades auditivas com pouco esforço.
Habilidades motoras
A coordenação, uma habilidade importante para as crianças, pode ser aprendida por meio de muitas atividades musicais.
É importante reservar um tempo durante o dia especificamente para atividades musicais para que as habilidades se desenvolvam em um ambiente baseado em brincadeiras. A combinação de brincadeira e música atende às necessidades de desenvolvimento expressivo, emocional, intelectual, social e criativo de todas as crianças.
A música tem a capacidade única de falar por nós de maneiras que não sabíamos que precisávamos ser ouvidas, e faz isso com crianças e adultos. Pode fornecer uma conexão mais profunda para as crianças consigo mesmas, com seus colegas e com o mundo em que vivem.
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.