Todo ser humano pode encontrar uma forma de colocar seus sentimentos para fora, relaxar a mente, sentir-se menos ansioso. Há quem goste de ouvir música, desenhar, colorir, maratonar uma série, tocar um instrumento ou simplesmente pegar uma caneta e um papel e depositar ali tudo o que sente.
A Escrita Terapêutica é uma prática muito recomendada por profissionais de saúde e que possui um grande poder quando o assunto é autocuidado, pois faz com que a pessoa consiga expressar suas emoções, organizar pensamentos e processar experiências de uma forma melhor.
Diferente da escrita regrada e tradicional, ela não tem regras, pois não precisa ser compartilhada, tornando-se um espaço seguro de reflexão e autoconhecimento. São muitos os benefícios que essa prática pode trazer. Vejamos alguns:
1.Expressão emocional
Escrever pode ajudar a nomear sentimentos confusos e liberar emoções que possam estar reprimidas, guardadas. Muitas vezes, colocar no papel o que se passa em nossa cabeça é o pontapé inicial para compreendermos o que realmente estamos sentindo.
2. Autoconhecimento
Ao transformar nossos pensamentos em palavras, conseguimos visualizar melhor as ideias, identificar padrões em nosso comportamento e, com isso, encontrar até possíveis soluções para desafios que às vezes parecem não ser capazes de serem finalizados.
3. Redução do estresse e da ansiedade
Estudos mostram que a escrita pode diminuir a carga emocional de experiências difíceis, reduzindo os níveis de estresse e promovendo uma sensação de alívio, possibilitando a restauração do equilíbrio interior.
4. Fortalecimento da autoestima
Além de trazer as emoções e sentimentos pesados para o papel, registrar também as conquistas, reflexões e sonhos é ótimo para exercitar a gratidão, lembrar da trajetória e das experiências boas que foram vivenciadas. Isso pode ajudar a construir uma imagem de si mesmo mais positiva e encorajadora.
Como Começar?
Diário: Anote sentimentos sem censura, como se estivesse conversando com um amigo;
Cartas para si mesmo: Escreva cartas para seu eu do passado ou do futuro. Esse pode ser um exercício transformador;
Lista de gratidão: Registre pequenas alegrias diárias e foque no positivo;
Fluxo de pensamentos: Escreva sem parar por alguns minutos, sem se preocupar com coerência ou gramática, apenas deixando as palavras fluírem. Use esse momento para esvaziar.
Contudo, lembre-se sempre que encontrar as mais distintas formas de expressão emocional pode ser sim uma ferramenta para lidar com os nossos sentimentos e lutas diárias, mas é fundamental reconhecer que essas práticas não substituem a terapia.
Em um mundo tão acelerado, a escrita é um momento de pausa, um encontro consigo mesmo e pode ser um ritual diário para cuidar da mente e das emoções.