Segundo o estudo Women in the Workplace, da McKinsey & Company, cargos de executivos como CEO, CFO e CTO permanecem predominantemente masculinos, mostrando que apenas um em cada quatro líderes era mulher.
Diante desse cenário, no Mês da Mulher, a trajetória de mulheres que inspiram e lideram ganha ainda mais destaque. Entre essas histórias de sucesso, está a de Dra. Lourdes Maria Duarte, gestora presidente da Minancora, marca que há 110 anos se destaca no segmento farmacêutico brasileiro. Sua trajetória é um exemplo de força, resiliência e transformação, características fundamentais da liderança feminina.
Formada em Direito, Lourdes Maria Duarte trilhou um caminho de excelência no mundo jurídico antes de aceitar o desafio de comandar a Minancora, empresa que faz parte de sua história familiar. Sua atuação na liderança da companhia foi pautada pela profissionalização do negócio e pela valorização de pessoas comprometidas com o crescimento da marca. Com um olhar estratégico e inovador, ela conduziu a empresa a um novo patamar, ampliando sua presença no mercado e reforçando sua relevância nacional.
Sob sua gestão, a Minancora se consolidou em praticamente 100% das farmácias do Brasil, mantendo sua essência de oferecer produtos de qualidade acessíveis a toda a população. A liderança de Lourdes é marcada pela proximidade com o mercado e pela compreensão da necessidade de constante evolução, investindo em estratégias de comunicação, redes sociais e publicidade para expandir ainda mais a presença da marca.
“Gerir uma empresa sendo mulher ainda é um desafio. Muitas vezes, precisamos provar nossa competência repetidamente, em um ambiente majoritariamente masculino. No entanto, acreditei no meu potencial e busquei sempre me qualificar e tomar decisões com segurança”, destaca Lourdes Maria Duarte.
Para outras mulheres que estão em cargos de liderança ou almejam chegar lá, Lourdes compartilha alguns conselhos: “A atitude faz toda a diferença. Ter disciplina, ser persistente e buscar soluções criativas são aspectos essenciais. Além disso, aprender a lidar com desafios de maneira resiliente e se cercar de pessoas que compartilham seus valores é fundamental para o crescimento pessoal e profissional.”
A história da Minancora também reforça a presença feminina ao longo dos anos. O nome da marca tem origem na deusa Minerva, símbolo de sabedoria, força e estratégia, qualidades que refletem a jornada da empresa e de sua liderança. “Somos uma marca representada por uma mulher há 110 anos, e isso mostra que, apesar de nossa longa trajetória, estamos sempre à frente do nosso tempo, carregando em nosso DNA o espírito inovador e a valorização do conhecimento”, afirma Lourdes.
Mais do que uma empresária de sucesso, Lourdes Maria Duarte é um exemplo de como a liderança feminina pode transformar negócios e impactar positivamente a sociedade. No mês das mulheres, sua história reforça a importância da determinação, da visão estratégica e do compromisso com a inovação para construir um futuro de ainda mais conquistas para as mulheres no mundo corporativo.
A Minancora é uma empresa brasileira com mais de 100 anos de história e tradição. Fundada em 1915, em Joinville, Santa Catarina, a empresa se destacou rapidamente com a produção da sua famosa pomada antisséptica, que logo se tornou um ícone da marca. Atualmente conta com outros produtos cosméticos, como o creme antiacne, o sabonete em barra e sabonete líquido antiacne, gel creme antissinais e o alívio para os pés, um creme relaxante para essa área do corpo.