Como mulher, mãe e arquiteta, sei que posso contribuir para que famílias tenham mais sucesso no compartilhar de ambientes e no desenvolvimento das crianças. Sou mãe de menina e sei que toda mãe deveria ler isso, portanto já te peço para encaminhar as dicas para outras mulheres.
Há algumas coisas que não podem faltar na rotina de uma criança e separei três pontos para você pensar como está o espaço da sua filha e como pode melhorar essas questões para o desenvolvimento dela.
No lar, uma criança precisa sentir:
Pertencimento
Ter o espaço dela, mesmo que um quartinho pequeno ou simples, faz com que a criança sinta-se parte da casa, entenda que ela tem, assim como os adultos, importância e relevância ali. Esse sentimento de pertencimento vai além do quarto e você pode reforçar levando sua filha para a mesa posta, deixando no banheiro uma caixinha ou gavetinha dela e até criando o seu espacinho de estudo no escritório dos pais, por exemplo. São pequenas atitudes e espaços pensados para que ela se sinta pertencente ao todo.
Exemplo
Não adianta mandar escovar os dentes, arrumar os brinquedos e dividir o lanche com o coleguinha. Crianças passam por fases de egoísmo. Elas querem ser o centro do mundo, querem ser donas, querem chamar atenção.
Mais eficaz do que dar bronca, é ser exemplo no dia a dia. Se os pais se divertem escovando os dentes e tomando banho, por exemplo, a criança começa a ver e repetir esse padrão. Se ela vê que a família costuma tirar coisas do armário que não quer ou não usa mais, para doação, ela vai querer repetir o comportamento. Será mais fácil explicar que ela ganhou novos brinquedos e já pode tirar alguns para uma criança que está sem nenhum. Minha dica é que comece a praticar e demonstrar os valores que você deseja para sua filha.
Participação em tarefas
A gente sabe que o século 21 prepara mulheres para a independência. Para que ela não seja submissa a um homem ou escrava das tarefas do lar, mas a verdade é que todos nós precisamos ter responsabilidades com o lar, aprender a fazer as coisas e nos virar. Precisamos ter cuidado para não podar em nossas filhas essa disposição e interesse pela cozinha e criação de filhos, por exemplo.
Coisas que você pode fazer para iniciar atividades e responsabilidades, que serão, inclusive, uma forma de ter um tempo de qualidade juntas:
Limpar pincéis de maquiagem, juntas.
Aqui você mostra, através do exemplo, como cuida das suas coisas e a importância da limpeza, além de passar um tempinho com sua filha.
Lavar brinquedos
Quando você a chamar para essa tarefa, talvez ela não se lembre imediatamente da prática anterior, mas você pode resgatar a memória e falar da importância, para que os objetos fiquem limpos, livres de bactéria.
Fazer um bolo
Mais um momento de qualidade para a família. Aqui se ensina várias coisas. Das misturas, à fermentação e fala dos perigos da cozinha. Nessa atividade você dá autonomia, espaço, pertencimento e responsabilidade para sua filha.
Em tempos de pandemia, tivemos que ser criativos e pensar nosso tempo e atividades no lar, então espero que essas dicas sejam úteis para sua família. Se você é mãe de menino, adapte a leitura, mas prepararei algo muito especial para eles, também. Esse texto foi feito para mães, mas pode e deve ser lido por pais, avós, tios e educadores.
Para mais dicas e conteúdos, siga meu perfil no Instagram:
https://www.instagram.com/melreis.arq/
Arquiteta que após a maternidade descobriu uma paixão pelo universo infantil e passou a se especializar nesta área buscando sempre mais conhecimento sobre a criança e o seu mundo. Hoje Mel Reis trabalha apenas com projetos infanto-juvenis pois acredita que a infância é uma das fases mais importante da vida, e que através da transformação dos ambientes infantis é possível auxiliar no desenvolvimento da criança, além de criar memórias afetivas inesquecíveis.